O Futuro do Advogado em um mundo dominado pela IA (Inteligência Artificial)
Como a IA irá afetar a advocacia?
Atualmente, com o exponencial desenvolvimento da Inteligência Artificial, é possível que uma ferramenta - como o ChatGPT – faça, por exemplo, uma petição em qualquer área do direito, QUASE, que sem qualquer auxílio humano.
Estaríamos então caminhando para a substituição do advogado pela máquina?
O Chat GPT é um modelo de linguagem avançado, desenvolvido pela OpenAI, que utiliza inteligência artificial para gerar textos naturalmente escritos em resposta a um estímulo inicial ou pergunta. O modelo é capaz de processar uma enorme quantidade de dados linguísticos e aprender com eles, permitindo que o modelo gere respostas precisas e contextualizadas.
Em síntese, é possível que através do ChatGPT o advogado faça perguntas do tipo "Quais artigos da CLT tratam sobre jornada de trabalho?", "Quais jurisprudências existem sobre Usucapião de bem arrecadado pela massa falida?", "Cite julgados sobre o tema: Responsabilização de Sócio Após Dissolução da Sociedade" e com base nessas perguntas receba uma resposta rápida e extremamente detalhada.
Uma pesquisa através do ChatGPT se difere da pesquisa realizada no google uma vez que nesta é necessária uma longa pesquisa para se alcançar a resposta almejada, o que consume muito do pouco tempo disponível do Advogado, enquanto que através do ChatGPT a resposta é quase instantânea.
Outro ponto, o ChatGPT não "copia e cola" algo já publicado, não ocorre plágio, o ChatGPT filtra sobre determinado assunto e repassa ao usuário algo totalmente novo.
De posse dessas informações, remete-se ao título deste artigo.
Qual o Futuro do Advogado em um mundo dominado pela IA (Inteligência Artificial)?
O ChatGPT, ainda que seja uma plataforma de IA extremamente desenvolvida, não busca, e nem poderia, substituir completamente o trabalho dos advogados.
A análise humana e a tomada de decisões ainda são essenciais no mundo jurídico.
O bom advogado, tem em si algo além do teórico, além dos livros e teses, ele tem em sua essência o "feeling" sobre determinada causa, demanda ou processo, que máquina alguma pode ter.
Como poderia o ChatGPT, ou qualquer outra plataforma de IA, saber o momento exato em que se deve fazer determinada pergunta na tomada de um depoimento pessoal, ou, ainda, o momento de se apresentar, ou não, determinada prova ou questionamento.
O ChatGPT não deve ser tratado como um inimigo do advogado, mas sim, um valioso aliado, uma vez que trata-se uma ferramenta complementar poderosa para se otimizar e agilizar os processos jurídicos.
Torna-se desnecessário que o advogado perca horas fazendo uma pesquisa jurídica ou analisando grandes conjuntos de dados, como processos judiciais e documentos jurídicos, uma vez que o ChatGPT pode fazer isso em questão de poucos segundos.
Este valioso tempo economizado pelo advogado seria mais bem utilizado em tarefas nas quais somente o advogado, ser humano, pode realizar.